top of page

Tarcísio e seus excessivos vetos: um ataque à democracia na Alesp

  • Equipe Kiko
  • 7 de nov. de 2023
  • 2 min de leitura

Tarcísio é o governador que mais vetou projetos aprovados na Assembleia Legislativa em seus dez primeiros meses de gestão

Nos últimos meses, o estado de São Paulo tem sido palco de intensos debates políticos e uma série de medidas do governador Tarcísio tem chamado a atenção. A mais recente delas: o número recorde de vetos a projetos aprovados pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) em seus primeiros 10 meses de gestão. Esse recorde não deve ser celebrado, mas sim questionado, visto que representa um ataque direto à democracia.

De acordo com um levantamento do renomado jornal Valor Econômico, Tarcísio superou todos os seus antecessores no que diz respeito a vetos. Foram 128 no total, sendo 32 parciais e 96 totais, uma marca que o coloca à frente de governadores notáveis, como Geraldo Alckmin, José Serra e João Doria, que, em seus respectivos governos, apresentaram números consideravelmente mais baixos.

As justificativas apresentadas pelo governo de Tarcísio para esses vetos têm sido majoritariamente pautadas na alegação de inconstitucionalidade dos projetos. No entanto, é difícil não enxergar uma clara tentativa de minar o papel da Alesp, limitando a atuação do Legislativo em prol de um poder executivo cada vez mais concentrado.

Paulo Fiorilo, deputado estadual e líder do Partido dos Trabalhadores (PT) na Alesp, enfatiza que, ao analisar a lista de vetos, é evidente que muitos deles refletem uma clara tentativa de limitar a atuação do Legislativo. Alegações de inconstitucionalidade, segundo Fiorilo, parecem muitas vezes servir de cortina de fumaça para objetivos políticos e não necessariamente refletem inconsistências nos projetos vetados.

O governo de Tarcísio, assim como o governo de Jair Bolsonaro em âmbito federal, parece desrespeitar sistematicamente as instituições que compõem a democracia brasileira. Esta não é uma mera coincidência, mas parte de uma tendência preocupante que desafia a essência do nosso sistema democrático.

A democracia depende do equilíbrio e respeito entre os Poderes, e o atual governo estadual parece estar disposto a minar esses princípios fundamentais. É essencial que a sociedade esteja atenta a essas questões, pois a manutenção de um sistema democrático saudável depende do pleno funcionamento de suas instituições e do respeito mútuo entre os Poderes. A escalada de vetos de Tarcísio é, acima de tudo, um alerta vermelho para a saúde da nossa democracia.

#EquipeKiko - Bianca Monteiro

Comments


LOGO KIKO-2.png
© 2023 Kiko Celeguim. Todos os direitos reservados
bottom of page